terça-feira, 26 de abril de 2022

"Noite Tropeira"

 


Dia 26 de abril de 2022 - "Noite Tropeira" - realização: Prefeitura Municipal da Lapa-Pr. Local: Museu Casa Vermelha.






Dia do Tropeiro

 


Uma singela Homenagem ao Dia do Tropeiro (26 de abril) e a História da Lapa.
"A história da Lapa está atrelada ao tropeirismo.
Na antiga Vila do Príncipe, hoje nossa cidade da Lapa, no tempo em que foi fundada, em 1731, era uma grande campina, cortada por verdejante e por rumorejantes riachos de água, lugar ideal para descanso e pousada.
Os tropeiros nos deixaram um legado de imenso valor. Já na entrada da cidade, nos deparamos com o monumento ao tropeiro, obra do artista Poty Lazzarotto, que registra a história dos homens protagonistas da construção da cidade. Continuando, temos a Avenida Manoel Pedro, uma lembrança para uma geração mais remota, que vivenciou a Rua das Tropas ser tomada pelo barulho da tropeada.
Ao revisitarmos a história da Lapa, não há como negar a importância do tropeirismo na criação e desenvolvimento da cidade. Foram os tropeiros os precursores do progresso, foram eles que fecundaram este chão do qual nos orgulhamos. Somos herdeiros dos hábitos, valores, costumes, desses homens que lavraram estas terras com amor e coragem, nos colocando na rota de uma história que jamais será esquecida... ."
(Valeria Borges da Silveira)
*Imagem: capa livro "Lapa Tropas e Tropeiros - Caminhos da História " - autoria: Maria Inês Borges da Silveira e Valeria Borges da Silveira.