sábado, 3 de julho de 2021

Homenagem aos ex-presidentes dia Amigos do HC - Luiz Carlos Borges da Silveira

 


Homenagem aos ex-presidentes dia Amigos do HC
Luiz Carlos Borges da Silveira foi o quarto presidente dos Amigos do HC. É médico formado, em 1964, pela Universidade Federal do Paraná. Cidadão ativo na comunidade, logo após se formar já começou a desempenhar sua profissão em Pato Branco para implantar a saúde pública na cidade. Em 1978, foi eleito deputado federal, reeleito em 82 e 86. Foi presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados em duas legislaturas, presidente do Simpósio Nacional de Saúde, que foi o início da implantação do SUS, para criar o Sistema Nacional de Saúde. Em 1987, assumiu o Ministério da Saúde e ajudou a implantar conquistas importantes como o Zé Gotinha, rede de Hemocentros e a frase de combate ao fumo “O Ministério da Saúde adverte”.
Após a atuação política, Borges da Silveira trilhou seu caminho na educação, ajudando a criar faculdades no Paraná, um dos maiores cursos de ensino a distância do país, foi Secretário de Ciência e Tecnologia e Secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego em Palmas, no Tocantins. Mesmo com uma grande bagagem profissional, ele afirma com carinho que seu trabalho mais satisfatório foi presidir a Associação dos Amigos do HC. Seu amor pelo Hospital de Clínicas é antigo, em 1961, enquanto cursava medicina, vivenciou a inauguração do hospital e não poderia ficar mais feliz de fazer parte de um grupo reunido para fazer o bem ao HC, os Amigos do HC.
Ele conta que quando foi convidado a presidir por Fernando Miranda, nem pensou duas vezes. Como presidente, contribuiu com a criação de Comissões, aumento do apoio da imprensa ao trabalho da Associação, busca por doações e outras atividades. Para ele, o papel dos Amigos do HC de ajudar o Hospital de Clínicas é essencial: “O HC atende pessoas do Paraná inteiro e outros estados, possui médicos extremamente competentes e merece toda ajuda que conseguir, nenhuma instituição de apoio deu o suporte que os Amigos do HC dão ao hospital até hoje”, declarou. Até hoje, contribui com a Associação e é o atual presidente do Conselho Superior dos Amigos do HC.
Saiba mais sobre os nossos 35 anos, acesse: 35anosamigosdohc.org.br