domingo, 13 de junho de 2021

Dia 13 de junho de 2021 – Aniversário da cidade da Lapa-Pr e Dia de Santo Antonio!

 Aniversário da cidade da Lapa-Pr e Dia de Santo Antonio! Santo Antonio abençoai a todos nós!!



UM VIAJAR NO TEMPO – autoria: Valeria Borges da Silveira
“ESSA CIDADE ME LEVA A VIAJAR NO TEMPO
FAZ COM QUE AFLORE O SENTIMENTO...
IMAGEM DOS MEUS PRÓPRIOS SONHOS
QUE LEVAM A RISONHOS MOMENTOS.
MEU CORAÇÃO TEM CASARIOS ANTIGOS,
HISTÓRIAS DE LONGÍNQUAS DATAS,
ONDE O AMOR EM POESIA RELATA
A VIDA DE CRENÇAS E CULTURA.
AQUI O MISTICISMO TEM CORES.
A VIDA TEM SABORES...
A AGRICULTURA É RICA.
A HISTÓRIA É VIVA, TANTO MAIS BELA, QUANTO MAIS ANTIGA!”

Associação Literária Lapeana homenageia a Lapa nos 252 anos.

 


A Associação Literária Lapeana - ALL, por meio de seus membros efetivos presta uma homenagem à Lapa por ocasião dos seus 252 anos!

MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA LAPEANA: ANTONIO ERNESTO DA SILVEIRA, CELINA LACERDA FERREIRA, DENISE SOSSELLA DE SIQUEIRA, ELISA GAIO, EMANUELE GORNISKI,
HELENITA PREVEDELLO, IARA SCANDELARI , IEDA JANZ WOITOWICZ, LAURA LEONI, LUIZ CESAR NOGUEIRA, MANOEL VIDAL, MARIA APARECIDA LACERDA, MARIA DELOURDES BARBOZA HOFFMANN, MARIA EDITH GANZERT, MARILIA SOUZA DO VALLE, MARIO CESAR BIANCHINI, NADIA MARIA BURDA
NANCY WESTEPHALEN, NIDIA GEMIN, OSIRIS MANNE BASTOS
ROSANGELA XAVIER, SOPHIA MARIANO MULLER, TEREZINHA GEMIN, VALERIA BORGES DA SILVEIRA, VIVIAN BASTOS.
Participaram da homenagem: Denise Sossella de Siqueira, Elisa Gaio, Iara Scandelari, Ieda J. Woitowicz, Luiz Cesar Nogueira (Ganso), Cida Lacerda (com membros do grupo teatral "Mistura Lapeana"), Lourdinha Hoffmann, Nancy Westephalen, Nidia Gemin, Sophia Mariano Muller e Valeria Borges da Silveira

UTIL – UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE DA LAPA Homenageiam a cidade por ocasião dos seus 252 anos!

 Alguns alunos e algumas alunas da UTIL – UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE DA LAPA Homenageiam a cidade por ocasião dos seus 252 anos! (O Projeto UTIL completou 19 anos em maio de 2021 – Coordenação: Valeria Borges da Silveira)



*** Fotos/registros de algumas atividades e aulas ocorridas até inicio de março de 2020.
(nomes dos participantes da homenagem por ordem alfabética)
Dolores Goslar – “ Berço onde nasci, cresci e fiz minha história de vida. Tenho orgulho de ser Lapeana!!!”
Francisco Rodolfo Wiedmer - “ Lapa é minha querida terra natal . Sinto-me realizado com tudo que ela me proporcionou em todos os aspectos. Tenho orgulho de ser lapeano!”
Izolina Beira Floriano – “Lapa luz da minha vida. Tudo que fui, que sou ou que serei. Nenhum acontecimento foi capaz de destruir a sua memória de heroísmo, cultura, pessoas, história.”
Lea Glade – “ A Lapa é a cidade dos sonhos, abençoada por Santo Antônio e São Benedito, não há melhor lugar para viver.”
Maria Jesus Rosa do Rosário (Marica) – “É bom morar em uma cidade pequena que tem uma história relevante.”
Odete Camargo Bueno - “ A Lapa para mim representa uma cidade linda, limpa e histórica, de lindas paisagens. E de uma crença religiosa, que por este motivo já tivemos muitos livramentos de temporais. Amo minha cidade de coração."
Orlando Gonçalves - “ A Lapa é uma excelente cidade para se viver, e por ser de grande riqueza cultural, me proporcionou o desenvolvimento na arte teatral e o privilégio de termos o conceituado Theatro São João nesta histórica cidade . Parabéns Lapa.”
Tereza Gonçalves – “ A cidade da Lapa representa a minha pessoa, o muito obrigado por fazer parte dos 252 anos e viver um pouco de sua história”.
Terezinha Domingues – “ Aqui nasci, aqui cresci e daqui não vou mudar. Parabéns para a cidade que é o amor da minha vida.”
Zilma Aparecida dos Santos Wiedmer – “ Mesmo não sendo minha terra natal a Lapa me acolheu muito bem e nela consegui realizar muitos sonhos e me sinto feliz por fazer parte desta cidade histórica. Como é bom morar na Lapa e ter a nossa família aqui! Cidade calma, acolhedora e aconchegante! PARABÉNS Lapa.”

PROJETO UTIL – UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE DA LAPA
O Projeto UTIL – Universidade da Terceira Idade da Lapa foi criado e idealizado em 2002 por Valeria Borges da Silveira e como a própria sigla sugere objetiva que os participantes sintam-se úteis.
Foi viabilizado através do Instituto Borges da Silveira primeiramente em parceria com a FAEL e a partir de 2013, também em parceria com a Empresa Santa Barbara Produções. E sempre contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Lapa referente ao transporte.
Esse projeto é de caráter social e visa uma maior qualidade de vida às pessoas de terceira idade.
Além da formação de vínculos de amizade, também achamos importante para os idosos (ou como costumamos chamar "semi novos") uma oportunidade de atualização de conhecimentos.
Trabalhamos com temas diversos ao promovermos eventos e aulas sobre atividade física, aposentadoria, memória, Internet, saúde, cidadania, literatura, história, autoestima, autoconhecimento e diversos outros. E também são ofertados passeios em outras instituições que proporcionem projetos em prol da Terceira Idade, confraternizações diversas e visitas turísticas enfocando principalmente características históricas, culturais e ambientais.