sexta-feira, 1 de outubro de 2021

01 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DO IDOSO E DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE

 


Uma singela homenagem aos idosos (semi novos)!
Vamos refletir sobre a diferença entre Velho e Idoso!
"Idoso pode ter muitos anos de idade, mas não perde a jovialidade. O idoso tem sonhos e esperanças, enquanto o velho só pensa no tempo que passou.
Idoso é quem tem um pouco mais de idade. Velho é quem perdeu a capacidade de sonhar e se divertir. Idoso é quem tem rugas bonitas, porque foram marcadas pelo sorriso e a alegria de viver. Enfim: Idoso e velho podem ter a mesma idade no documento, mas têm idade diferente na mente, no coração e nas atitudes."
"Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data comemorativa reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com os idosos.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária."
*fotos da turma da UTIL - Universidade da Terceira Idade da Lapa. Coordenação: Valeria Borges da Silveira
Foto 1. aula dezembro de 2018.
Foto 2. aula outubro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário