sexta-feira, 19 de março de 2021

Inscrições abertas para Nova Coletânea sob organização da Associação Literária Lapeana - ALL

 


Inscrições abertas para Nova Coletânea sob organização da Associação Literária Lapeana - ALL - intitulada: "FATOS E CAUSOS PITORESCOS II". Contamos com a participação!
*Observação 1: Os trabalhos inscritos devem seguir o regulamento.
*Observação 2: A última coletânea editada sob organização da Associação Literária Lapeana ("SABERES E SABORES - COSTUMES E HISTÓRIAS DA LAPA II" foi publicada em dezembro de 2020, contudo devido à "fase pandêmica" - o lançamento da mesma está previsto para acontecer dia 5 de novembro de 2021 - "Dia Nacional da Cultura". Entraremos em contato com os participantes em tempo hábil detalhando horário e local do evento.
*Observação 3: Em anexo as capas das coletâneas já publicadas sob organização da ALL.
*Observação 4: Todas as coletâneas contaram com a participação de alguns membros da ALL e com poetas e escritores da Lapa e outras cidades do Paraná.
*Observação 5: Algumas coletâneas publicadas contaram com apoio cultural de algumas empresas da Lapa e do Sesc Fecomércio Pr. E com apoio institucional, isto é, CNPJ do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e da Secretaria Municipal de Educação da Lapa-Pr, no que tange a apoio técnico de revisão.
*Observação 6: A coletânea sobre o Monsenhor Henrique Falarz foi uma realização da Paróquia Santo Antônio da Lapa, sob coordenação e organização de uma equipe da Associação Literária Lapeana e da Prefeitura Municipal da Lapa-Pr.
Regulamento PROJETO DA NOVA COLETÂNEA + Ficha Inscrição + Autorização/Cessão Direitos Autorais
PROJETO FATOS E CAUSOS PITORESCOS II
Ao longo da história da Lapa muitas pessoas se dispuseram a cantá-la em prosa e verso. Desde meados do séc. XIX, intelectuais, poetas e escritores reuniam-se para discutir e produzir literatura, sendo a 29 de julho de 1873, fundada a Associação Literária Lapeana, que conforme o disposto em seu Estatuto, no artigo segundo, tem por finalidade “a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental”.
Com o objetivo de dar continuidade ao que preconiza seu Estatuto, a Associação Literária Lapeana lança o projeto cultural “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”, obedecendo ao regulamento abaixo:
1. O projeto destina-se às pessoas maiores de 14 anos, estudantes ou não, que se dispuserem a registrar traços da cultura lapeana e/ou paranaense, manifestados em seus costumes, histórias, vivências, relatos e memórias, por meio de produção literária.
2. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das modalidades:
2.1- poesias;
2.2- crônicas;
2.3- causos e lendas;
2.4- relatos de vida;
2.5- fatos históricos.
3. Cada participante poderá inscrever até três trabalhos.
4. Consideram-se inscritos os trabalhos enviados até 20/07/2021 na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Barão do Rio Branco, em Lapa/PR ou via e-mail: valbs@hotmail.com.
5. Os trabalhos deverão ser apresentados em fonte arial número 12, espaço 2, obedecendo o limite máximo de 03 (três) páginas.
6. Deverá ser anexado ao(s) trabalho(s): modalidade, título, pseudônimo, nome completo, endereço, telefone, RG; conforme ficha de inscrição em anexo.
7. A comissão julgadora será composta por uma equipe designada pela diretoria da Associação Literária Lapeana (ALL), sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
8. Os textos enviados não sofrerão intervenção quanto à estrutura e possível revisão textual.
9. Premiação:
9.1- Os trabalhos selecionados comporão a coletânea “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”.
9.2- Os autores selecionados terão direito a certificado de participação e três exemplares da obra.
9.3- A cerimônia de lançamento da obra será feita em evento promovido pela Associação Literária Lapeana, em data a ser designada.
10- O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica na concordância com as disposições nele consignadas.
11- Os autores participantes devem preencher uma autorização para viabilizar a publicação. Sem essa autorização os trabalhos não poderão ser publicados.
12- Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela direção da ALL.
13- O recebimento dos textos se dará entre março e julho de 2021.
14- Os autores dos textos selecionados para compor a coletânea “Fatos e Causos Pitorescos II” serão comunicados do resultado do concurso cultural, por meio de correspondência ou outro meio de comunicação.
15- O Projeto da coletânea “Fatos e Causos Pitorescos II” é uma realização da Associação Literária Lapeana e conta com apoio cultural do SESC Fecomércio e com apoios institucionais do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e da Secretaria Municipal de Educação da Lapa.
Lapa-Pr, março de 2021.
Diretoria da Associação Literária Lapeana
FICHA DE INSCRIÇÃO – PROJETO DO LIVRO FATOS E CAUSOS PITORESCOS II
Título:
Modalidade:
Pseudônimo:
Nome completo:
RG
CPF
Endereço:
Telefone:
E-mail:
CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE OBRA LITERÁRIA
O (a) (ESCRITOR / POETA), ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬__________________________________________, de nome artístico ________________________, brasileiro, escritor, com Identidade/RG nº ______________ SSP/__ e CPF/MF nº __________________, residente e domiciliado (a) na Rua _________________________, __________, ______________, em ______________, ___, a seguir denominado CEDENTE, por este instrumento CEDE ao INSTITUTO HISTÓRICO E CULTURAL DA LAPA, CNPJ/MF nº 05.296.365/0001-29, os direitos autorais do texto literário intitulado “____________________________________________________” obra (s) que o autor (a) declara ser original, para compor a obra coletiva, coletânea denominada “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II” organizada em conjunto com a ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA LAPEANA – ALL, grupo informal, nos termos e mediante as cláusulas e condições a seguir especificadas:
CLAUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO
O objeto do presente instrumento é a CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE OBRA LITERÁRIA do (a) CEDENTE de modo gratuito, sem exclusividade e pelo prazo da Lei de Direito Autoral.
Parágrafo Único: A obra literária de autoria coletiva é composta por seção de contos, causos e poesias de fatos da Lapa-Pr e/ou outras cidades do Paraná, intitulada “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”, que integrará o acervo cultural e bibliográfico do INSTITUTO e da ASSOCIAÇÃO.
CLAUSULA SEGUNDA – DO USO DA OBRA
A obra literária terá utilidade educativa e de fonte de pesquisa e, sua produção pretende propiciar a disseminação da criação literária paranaense, incentivar o acesso, a fruição e a sua preservação e, será impressa no formato livro com as seguintes especificações técnicas: formato 15x21cm, colorido 4x4, capa cartolina tríplex e miolo offset 90g com cerca de 180 páginas com tiragem total de 500 (quinhentos) exemplares, com a inserção de textos e imagens fornecidos pela ASSOCIAÇÃO e pelo INSTITUTO, cabendo a estas instituições, exclusiva e integral responsabilidade pelas respectivas autorizações.
CLAUSULA TERCEIRA – DO PRAZO DA CESSÃO
A presente CESSÃO vigorará a partir de sua assinatura pelo prazo de proteção autoral conferido pela Lei 9.610/98.
CLÁUSULA QUARTA – Fica convencionado entre as partes que:
I. Os créditos da autoria dos textos literários deverão ser atribuídos ao CEDENTE;
II. O CEDENTE se obriga, por si e seus herdeiros ou sucessores, a fazer, em qualquer tempo, firme, bom e valioso o presente termo.
III. O CEDENTE não terá direito a nenhuma contraprestação, de qualquer espécie, pela cessão ora convencionada.
CLÁUSULA QUINTA – DO FORO
Fica eleito o Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, PR, com expressa renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir qualquer questão decorrente desta Autorização.
E por estarem justas e contratadas, as Partes firmam este Contrato em 2 (duas) vias de igual teor e forma, assinadas pelas testemunhas abaixo.
Lapa, ___ de _____________ de 2021.
ESCRITOR
CEDENTE
Testemunhas:
________________________________ ____________________________
Nome: Nome:
RG: RG:
CPF: CPF:

Nenhum comentário:

Postar um comentário