sábado, 27 de março de 2021

27 de março - Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo



Dia 27 de março de 2021 - minha singela homenagem a todos artistas do Teatro e do Circo!
27 de março - Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo
Criado em 1961, o Dia Mundial do Teatro – 27 de março - marcou a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Conhecido como a quinta arte desde a Antiguidade, essa linguagem tem sido utilizada como expressão da cultura dos mais diferentes povos, em vários gêneros — como a farsa, a comédia, a tragédia e a tragicomédia —, e por meio de diversas modalidades, com técnicas e recursos variados — como a encenação com formas animadas (bonecos, objetos e outros itens), o musical, a revista, o circo-teatro, a dança acrobática circense, a palhaçaria, o ilusinismo, o circo contemporâneo e muitas outras.
Os objetivos dessa data criada pelo Instituto Internacional do Teatro, são os seguintes: promover o teatro pelo mundo; difundir a importância do teatro; incentivar comunidades teatrais a promover seu trabalho e conscientizar governantes acerca da importância dessa arte; incentivar as pessoas a aproveitarem o teatro em seu próprio benefício; difundir alegria por meio do teatro.
O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região.
O teatro grego que hoje conhecemos surgiu, segundo historiadores, de um acontecimento inusitado. Quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe em seu tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem desde ser humano colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
Paralelos a este acontecimento sociocultural, vão surgindo os prédios teatrais gregos, que eram construções ao ar livre, formadas em encostas para facilitar o escalonamento das arquibancadas.
O teatro moderno se inspirou no teatro grego. A própria origem da palavra teatro deriva do grego, theatron, nome utilizado para se referir ao local onde as pessoas poderiam assistir às peças teatrais na Grécia Antiga. Entretanto, o teatro grego só possuía dois gêneros: tragédia e comédia.
No contexto do Brasil, fala-se que o teatro foi introduzido, no século XVI, pelos jesuítas. As peças teatrais, elaboradas inicialmente em latim, eram uma parte importante das estratégias dos jesuítas para a catequização dos nativos. Com o tempo, os jesuítas começaram a adaptar suas produções teatrais para o tupi-guarani, português e espanhol.
O Dia Nacional do Circo é uma homenagem ao “Rei dos Palhaços” do Brasil, Piolin (1897 – 1973), nascido dia 27 de março, em Ribeirão Preto (SP). Filho de circenses, Abelardo Silva cresceu no picadeiro. Começou a carreira fazendo contorcionismo e acrobacia. Ganhou o apelido de artistas de circo espanhóis, por ser muito magro, ter pernas compridas e lembrar um barbante (“piolin”, na língua espanhola). Após longa trajetória, dentro e fora do picadeiro, a fama do palhaço cresceu. Recebeu homenagens como o título de Artista Popular, oferecido pelos criadores da Semana de Arte Moderna, em 1922.
*Fontes: Wikipedia e Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário