quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O FAMOSO PLOC – autoria: Valeria Borges da Silveira

 

Hoje dia 09 de setembro - Dia do Administrador e do Médico Veterinário - Parabéns a todos os profissionais de ambas as áreas!!
Sou formada em administração. Depois segui em várias áreas - administrativa, mas também cultural, educacional e de responsabilidade social - com muitos cursos e uma certa experiência profissional - e acabei me apaixonando por todas as áreas que atuei e atuo...
Mas hoje especialmente por esse dia resolvi postar um texto de minha autoria sobre "a arte de administrar..."
 
"Quando fazia faculdade na área de administração uma das aulas que mais me marcou foi essa aula sobre planejamento e organização administrativa. O professor citou a sigla PLOC e mencionou que em tudo na vida temos que seguir essa sigla... PLOC – Planejamento, Liderança, Organização e Controle (ou feedback).
E realmente é interessante observar que a vida se faz assim...
É importante sempre o planejamento e organização sem dúvida.
Planejar é uma tarefa de preparação e “previsão” de processos que vão acontecer no futuro, aumentando as chances de eficácia!
E a organização é a forma de controlar e coordenar a missão para atingir um objetivo. A organização é primordial para o bom andamento dos resultados pretendidos. Se temos projetos em mente, parte-se do princípio que tudo é importante, contudo temos que analisar e dar prioridade ao que além de importante é urgente. A organização se aplica na educação/formação, na empresa, na vida pessoal, nos eventos, etc.
E a liderança? Há que se ter cuidado com o tipo de liderança. Infelizmente há lideranças positivas e negativas. Há pessoas que “incutem ideias” e “tendências” em outras pessoas, e nem sempre com temas positivos e/ou otimistas. Acabam levando seguidores a ações e pensamentos equivocados de temas muitas vezes que se tornam polêmicos pela maneira que foram abordados. Ser positivo é o caminho!
E o feedback/controle de ações é essencial para termos mais coerência nas nossas ações, para vermos se devemos ou não dar andamento a alguns projetos de vida, para avaliarmos o quão estão satisfatórias nossas ações e atitudes. E também ao darmos um feedback para outra pessoa. Para não usarmos termos chulos e/ou inadequados e sermos criteriosos e corretos como a “bússola é ao polo”.
Que saibamos utilizar o PLOC da melhor maneira possível, prezando a busca incessante a um maior aprendizado dia-a-dia em nossas vidas."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário