quinta-feira, 7 de maio de 2020

O Hospital São Sebastião, Hospital Regional da Lapa (Comunicação HRLSS)

O Hospital Regional da Lapa São Sebastião é referência no tratamento de tuberculose no Estado do Paraná e, atende não somente a cidade da Lapa, mas também os municípios vizinhos.
Além do tratamento a pacientes com tuberculose, a unidade oferece atendimentos de baixa e média complexidade, em clínica médica e cirúrgica, de acordo com a demanda do município e região, por meio de encaminhamento através da Central de Leitos do Estado do Paraná e Central de marcação de Consultas Municipal/ Sistema GSUS respectivamente.
Atendimentos de alta complexidade não são realizados pelo HRLSS (salvo curativos especiais), pois o mesmo não possui estrutura como UTI, médicos especialistas, entre outras exigências para tais atendimentos.
Destacamos ainda que o Hospital realiza exames laboratoriais da Unidade de Pronto Atendimento da Lapa (UPA) e Maternidade Humberto Carrano, exames de ultrasonografia, exames de raio X, curativos de alta complexibilidade, cirurgias ambulatoriais e consultas ambulatoriais, estas todas regulamentadas via Central de marcação de consultas Municipal e Sistema GSUS.
Em média o Hospital oferece aos moradores da Lapa e região: 1500 consultas ambulatoriais/ano, 1200 exames de imagem/ano, 2600 pequenos procedimentos de enfermagem/ano (curativos especiais, retiradas de pontos), 12300 exames laboratoriais/ano, além de disponibilizar estrutura para a realização de 350 exames de ecografia/ano às gestantes atendidas pela Clínica da Mulher do Município da Lapa.
Em fevereiro de 2020 o Hospital Regional da Lapa São Sebastião passou por uma troca em sua Direção Geral, o que não causou interrupção em nenhum dos serviços mencionados e, apesar do pouco tempo no cargo, novos projetos já estão em andamento como o estudo para implantação do Centro de Imagens e a oficialização do Termo de Cooperação entre Governo do Estado, através do HRLSS, e Prefeitura Municipal da Lapa.
O Hospital Regional da Lapa São Sebastião quanto ao COVID-19
Como é de conhecimento da maioria das pessoas, desde meados de Março de 2020, todas as instituições de saúde se mobilizam no combate ao COVID-19. O Estado do Paraná, através de resoluções e decretos, tem orientado as ações de todas as instituições sob sua administração desde então, recomendações estas que estão sendo seguidas rigorosamente pelo HRLSS. De acordo com o plano de contingenciamento elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde o HRLSS encontra-se no Nível 3, o que significa que a Instituição está preparada para ativação de leitos para atendimento ao COVID-19 se os casos graves e gravíssimos (que necessitam de internação hospitalar) ultrapassem o número de 500 (quinhentos) pacientes.
Para estar preparado para esta ativação o HRLSS tem realizado desde a publicação do plano de contingenciamento treinamentos em todos os níveis a todos os profissionais da instituição, bem como munido todos os funcionários dos EPI’s necessários, tanto ao atendimento de casos confirmados de COVID-19, como aqueles que reduzem a transmissão do vírus em casos não conhecidos.
Como Instituição que presta serviços à saúde há 92 anos, entendemos que situações excepcionais como a que estamos passando geram, na população em geral, angustias diversas. Entretanto ressaltamos nosso compromisso com a saúde de toda a população, garantindo que as ações no HRLSS não param.
Salientamos a importância do isolamento social até vencermos essa crise. O HRLSS mantém seus atendimentos respeitando as diretrizes e seguindo as orientações Estaduais e Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário