A vida nos mostra caminhos muito interessantes. Ela sempre nos dá desafios que exigem força e energia. E nos dá sabedoria quando preciso, para atuar em projetos mais complexos.
A ambição é positiva, desde que dosada, com base em valores, em ética.
Existem coisas importantíssimas na vida que fazem a carreira de uma pessoa. Devemos aprender a gostar do que fazemos e termos humildade para saber que sempre temos algo a aprender, e esse aprendizado pode vir de diferentes pessoas, de diferentes níveis sociais e hierárquicos.
O ser humano deve se desenvolver em busca do aumento da competitividade, da produtividade e da “trabalhabilidade” (empregabilidade), isto é, não devemos buscar empregos, mas procurar formas de trabalho e renda.
As pessoas são as células mais importantes no desenvolvimento global, devem ser reconhecidas pelos resultados que conseguem mostrar, além das tarefas que executam. E a riqueza cultural do mundo consiste na diversidade.
A inclusão – entre as diferentes culturas é a melhor garantia do desenvolvimento e da paz. Devemos buscar construir uma sociedade inclusiva, aberta à diversidade humana, valorizando as minorias sem desvalorizar as massas, dando o devido valor a todos.
Houve um tempo em que se dava preferência a empregados que fossem semelhantes na imagem e no pensamento. Hoje, a força inovadora das empresas – e muitas vezes a garantia de seu sucesso – vem da diversidade.
Atualmente gestores unem esforços na contratação e no desenvolvimento de pessoas de diferentes etnias, idades, gêneros, religiões, orientações sexuais, origens e filosofias, promovendo ainda a inclusão no mercado de trabalho de jovens trabalhadores e de portadores de deficiências.
“Condenando” o preconceito, as empresas obtêm equipes multiculturais de variadas competências, habilidades e histórias de vida, assegurando o respeito mútuo e a dignidade de todos, buscando e sabendo ver o que cada um consegue oferecer de mais especial.
Cada pessoa é uma fonte surpreendente de idéias, que motivada faz com que as opiniões mais distintas transformem um ambiente em um lugar de crescimento mútuo.
"Caminhos da Inclusão" - texto de autoria de Valéria Borges da Silveira - todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário