sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Homenagem ao Meu Pai


Homenagem ao Meu Pai
Pai, tantas coisas eu queria te dizer...

Cresci ao teu lado, mas nem sempre consigo demonstrar o quanto é importante para mim...

O quanto te amo, te admiro, o quanto é especial na minha vida, no meu dia-a-dia.

Um homem inteligente, que soube conquistar seu espaço.

Ser humano de valor.

Homem de origem simples, que por seu esforço e dedicação se formou e conseguiu se tornar um ícone em sua profissão.

É mestre em bons projetos e socialmente falando um exemplo de dignidade...

Pai exemplar, marido apaixonado, profissional idealista, idealizador, protagonista de tantos feitos...

Um pai consciente do amor que tem para dividir...

Um pai amigo,

Sempre pronto para ouvir!

( Autoria de Valéria Borges da Silveira)
******

História do dia dos pais:
Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...

Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário