segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Qualidade de Vida do Trabalhador aliada à boa perspectiva na Indústria do Paraná



Qualidade de Vida do Trabalhador aliada à boa perspectiva na Indústria do Paraná – autoria: Valeria Borges da Silveira

O Paraná tem facilidade para acessar os mercados nacionais e internacionais, através de ferrovias, rodovias e hidrovias de excelente padrão, as quais interligam as regiões de produção entre si e também aos portos, aeroportos e estações aduaneiras.

São vários os diferenciais competitivos que apresenta, tornando-o muito atraente para a implantação de indústrias, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

O Estado conta também com uma bem desenvolvida infra-estrutura, voltada para a produção e comercialização.

Contudo, o setor industrial é bastante sensível às virtudes e aos problemas da política econômica e da ação do governo, pois sua atividade requer grandes giros de capital para a montagem de fábricas e modernização tecnológica e além disso, os setores primários e terciários dependem de produtos resultantes das indústrias.


O desenvolvimento industrial sustentável não pode prescindir de uma base educacional e tecnológica capaz de inovar e aperfeiçoar produtos e processos, bem como garantir a conformidade com padrões gradativamente mais exigentes. Reconhecendo esta necessidade, o Paraná deve investir fortemente também no ensino superior, mantendo universidades e faculdades de reconhecida competência, em todas as áreas de interesse econômico e social.

Além destas instituições, o Paraná conta com diversas entidades prestadoras de serviços tecnológicos, de desenvolvimento científico e tecnológico, de certificação e metrologia, adequadas e suficientes para atender às demandas das mais modernas indústrias.


O Paraná é um Estado comprometido com a sustentabilidade do processo econômico e social, e esta passa, necessariamente, pela preservação ambiental. É necessário que os novos empreendimentos não só respeitem os padrões ambientais, como também ajudem a resgatar passivos de épocas anteriores. Assim, os novos investidores, paranaenses ou não, ao escolherem o Paraná, terão a certeza de estar participando de uma causa cuja principal razão é garantir um futuro ecologicamente, melhor ou pelo menos, igual ao de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário