sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Em busca da Qualidade





O futuro de uma empresa depende de sua capacidade de atender aos requisitos de qualidade que o mundo lhe solicita. Ela precisa produzir e entregar bens e serviços que satisfaçam às demandas e expectativas de clientes e usuários, a preços justos. Os consumidores querem qualidade, as empresas consideram-na lucrativa e todos sabem que a qualidade melhora a competitividade, isto é, a capacidade da empresa sobreviver no mercado. Somente empresas com alto nível de qualidade em tecnologia, capital humano e gestão podem criar produtos e serviços excelentes.

A busca pela qualidade é contínua e incessante. A cada dia, novidades adicionam valor aos produtos e serviços para agradar ao clientes e beneficiar a sociedade Qualidade quer dizer competição, pois o conhecimento muda, as necessidades humanas mudam, as tecnologias e os materiais mudam. E a empresa não deve ter medo de mudar.

Um produto ou serviço de alta qualidade aumenta as chances de futuros momentos de contato. Clientes satisfeitos se traduzem em melhores resultados financeiros e imagem mais brilhante. A qualidade acontece quando os resultados atendem às expectativas.

A qualidade reduz custos porque racionaliza processos, diminui o desperdício e os controles desnecessários. Quando as tarefas são bem feitas na primeira vez, evita-se que o trabalho precise ser refeito. A única forma de medir a qualidade é pelo preço e custo da má qualidade. Quando forem reduzidos os erros, as perdas e atividades que não agregam valor ao cliente, os resultados financeiros da empresa melhoram.

A tarefa mais importante da administração de uma empresa é motivar as pessoas a fazerem o melhor, inspirando os funcionários a terem alto padrão de qualidade pessoal. Para tanto é necessário deixar emergir a criatividade e a iniciativa, num ambiente disposto a “dar chances de crescimento”. 



"Em Busca da Qualidade" é de autoria de Valéria Borges da Silveira

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