quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Importância da Motivação- Autoria de Valéria Borges da Silveira




Antigo como a humanidade, havia um sentimento que não podia ser descrito em palavras... Durante muitos séculos este frenesi agitou o mundo, causou guerras e paz, fez casamentos nascerem e naufragarem, construções surgirem...
Motivação vem do latim motun, que, em português gerou moto, movimento. A palavra começou sua longa trajetória de mudança na Idade Média, quando foi criado o termo motivum, significando causa ou razão de um acontecimento. Transformou-se depois em motivar, expor os motivos, explicar as razões. E motivação, que é: despertar o interesse, a curiosidade, a atenção, o desejo, o impulso, o entusiasmo, o ideal.
A palavra veio atender a uma expectativa da sociedade de consumo emergente, fruto do pleno desenvolvimento da revolução industrial. Foi nesta época que as cidades se agigantaram, ganharam importância os meios de comunicação de massa, e os inventos se sucederam: apareceu o cinema, telefone, telégrafo, rádio, as ruas ganharam iluminação elétrica, surgiu o automóvel. As fábricas buscavam produção, produtividade e qualidade, e o mundo se transformou numa velocidade nunca antes vista.
Todos nós temos o potencial para adquirir conhecimentos, atitudes e novas habilidades. Com estas conquistas, podemos tomar decisões que alterem para melhor o nosso destino. A força propulsora deste processo é a vontade. Com ela, nossa possibilidade de aprender é ilimitada.
Todos nós temos momentos e sensações muito diversificados. Dias favoráveis, outros nem tanto. Decisões que nos levam adiante, outras apenas a atrapalhar, um desenrolar alternado de sucesso e fracasso...
Sempre devemos estar em busca de “algo mais” e isso também implica em motivação.
Devemos procurar nos preparar, ter uma sistematização de conhecimentos, atitudes e habilidades básicas para vencer os desafios.
Para onde queremos ir? Afinal, qual é o meu negócio?
Correr em busca de conquistas para ser feliz é primordial, mas também é importantíssimo estabelecer uma direção em busca da felicidade.
A vida, a todo momento solicita a tomada de decisões. Lembremo-nos, a escolha é sempre nossa, assim como o resultado é de cada um.
Procuremos fazer a vida mais feliz, nunca deixando de sonhar e de ter “verdadeiros motivos” de acreditar que os sonhos se tornarão realidade...

Texto de autoria de Valéria Borges da Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário