segunda-feira, 2 de abril de 2012

Lapa Respira Cultura - 11 a 14 de Abril de 2012


V Festival de Cinema da Lapa 


V Festival de Cinema da Lapa apresenta Mostra Competitiva

Evento será promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa de 11 a 14 de abril, reunindo principais filmes brasileiros com ambientação histórica.

O Instituto Histórico e Cultural da Lapa (IHCL) promove entre os dias 11 e 14 de abril a esperada Mostra Competitiva do V Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época. Reconhecido por eleger as melhores produções cinematográficas brasileiras de época, o evento é hoje um dos mais importantes momentos culturais do Estado, com ambientação na cidade histórica da Lapa, na região metropolitana de Curitiba.

O festival tem como homenageado da Mostra Competitiva o ator e músico paranaense Alexandre Nero, que recebe o Troféu Tropeiro da Lapa na noite de 14/04. “Alexandre tem se destacado como um grande ator e sem dúvida merece muito esta homenagem. É uma enorme honra receber esse artista tão talentoso no nosso festival”, declara a presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira. Na ocasião, Alexandre também realiza um pocket show especial para os participantes.

Nas quatro noites de festival, passarão também pela cidade importantes nomes do cinema brasileiros e talentos reconhecidos como o ator e diretor Selton Mello e o ator Rodrigo Veronese. Na noite de encerramento, será exibido o longa-metragem vencedor do festival. Neste ano, competem quatro filmes com ambientação histórica. “O Festival de Cinema da Lapa vem crescendo muito, a cada ano temos alcançado um público maior. Em abril, temos a alegria de exibir produções de altíssima qualidade, além da apresentação de vários curtas-metragens e de oferecermos oficinas de excelente padrão”, comemora Maria Inês.

Além da exibição dos longas-metragens que participam da Mostra Competitiva no Cinema Espaço Aberto, localizado no calçadão do Centro Histórico, serão ainda apresentados no Cine Imperial vários curtas-metragens de produção paranaense.

Nos dias 13 e 14, serão oferecidas ainda oficinas práticas para alunos de escolas da cidade e dois workshops abertos ao público. O primeiro, com o cineasta carioca Luiz Carlos Lacerda, abordará o Panorama Histórico do Cinema Brasileiro. Já o segundo, com a temática “Fontes de financiamento para projetos culturais – Leis de Incentivo e Editais”, será comandado por Joana Nin e trará informações sobre captação de recursos para a produção de filmes.
O Festival de Cinema da Lapa é uma realização do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, com patrocínio do programa Caminhos do Paraná, da Copel e da Sanepar, através da Secretaria Estadual de Cultura. Conta ainda com apoio da Faculdade de Artes do Paraná, da Rede Paranaense de Comunicação, da Prefeitura Municipal da Lapa e do Instituto Borges da Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário